Atendimento Fraterno

No Polo da Luz, os serviços de Atendimento Fraterno acontecem nas sextas feiras, com início às 19h e 30min; breve pausa durante a palestra, e retomada após, de acordo com as fichas de atendimento disponibilizadas pela recepção.

Nesse serviço, o atendimento é individual, podendo, quando for o caso, o casal, ou, a família ser atendida conjuntamente.

Durante o atendimento é feita a avaliação e, havendo necessidade, o encaminhamento para outros serviços que o Polo da Luz oferece.

MENSAGEM

As patologias da alma — violência, ódio, ciúme, res­sentimento, amargura, suspeita, insatisfação, dentre ou­tras muitas — respondem por incontáveis aflições que atur­dem o ser humano.

Alma encarnada, nela se encontram as matrizes do bem, como do mal em que se compraz, dando campo ao seu desenvolvimento.

Como efeito, as alegrias e as dores que se exteriori­zam somente podem ser erradicadas quando trabalhadas nas suas raízes causais.

Interpenetrando todas as células e assenhoreando-se dos equipamentos orgânicos, que passa a comandar, a alma ou Espírito encarnado imprime nos elementos físicos os conteúdos vibratórios que lhe são peculiares, caracterís­ticos do seu estágio de evolução.

Os sofrimentos humanos de qualquer tipo são mani­festações dos distúrbios profundos que remanescem no ser espiritual, desarticulando os sensores emocionais e a harmonia vibratória que vige nas células, o que faculta a instalação das enfermidades.

O ser humano é, em qualquer situação, aquilo a que aspira, a irradiação do que sente, os interesses que culti­va.

Aferrado à conduta primitiva, reagindo mais por ins­tinto do que agindo pela razão, permite que as deficiênci­as internas se expressem em forma de problemas que se exteriorizam perturbadores.

O valioso contributo da Medicina acadêmica, quan­do não acompanhado por um bom relacionamento médi­co-paciente, resulta incompleto para atingir as causas excruciantes das doenças e angústias.

Certamente, na maioria das vezes, minora a dor, apa­rentemente vencendo-a; mas, porque não alcança a alma enferma, eis que ela reaparece sob outras expressões, pro­duzindo sofrimentos.

O conhecimento do ser imortal, da sua preexistên­cia ao berço e sobrevivência ao túmulo, torna-se indis­pensável para qualquer cometimento terapêutico em re­lação aos problemas e dores humanos.

Por isso mesmo, a terapia do amor é de vital impor­tância, envolvendo o paciente em confiança e ternura, ao mesmo tempo esclarecendo-o quanto à sua realidade e constituição espiritual.

O atendimento fraterno no centro espírita tem como objetivo primaci­al receber bem e orientar com segurança todos aqueles que o buscam.

Contudo, não se propõe a resolver os desafios nem as dificul­dades, eliminar as doenças nem os sofrimentos, mas pro­por ao usuário os meios hábeis para a própria recupera­ção.

Apoiando-se nos postulados espíritas, o atendimen­to fraterno abre perspectivas novas e projeta luz naqueles que se debatem nos dédalos das aflições.

(do livro Atendimento Fraterno – ditado pelo espírito Manoel Philomeno de Miranda – Divaldo P. Franco)