Estudos Introdutórios na Doutrina Espírita

No Polo da Luz, o Curso de Introdução ao Estudo do Espiritismo acontece há mais de 30 anos, e atualmente conta com um quadro de facilitadores que, durante 32 encontros, duas vezes por semana, capacitam os alunos para o estudo sistematizado, bem como, para ingressarem, querendo, no quadro de trabalhadores do Polo da Luz, sendo o curso um requisito indispensável estatuído pelo regimento interno.

O processo de seleção inicia-se com a entrevista do candidato no Setor de Atendimento Fraterno, durante a qual lhe serão esclarecidos os pontos de relevância.

Quando o aluno for casado, é importante que o casal faça o curso conjuntamente.

Lembrando os ensinamentos de Allan Kardec de que “Fé inabalável só é aquela capaz de enfrentar a razão em qualquer época da humanidade” o curso de Introdução ao Estudo do Espiritismo visa disponibilizar as ferramentas iniciais para a conquista da razão em termo da fé.

Imagem1

MENSAGEM

Espíritas: amai-vos, eis o primeiro mandamento; instruí-vos, eis o segundo“. (cap. VI, item 5 do Evangelho Segundo o Espiritismo)

Esta citação do Espírito de Verdade, em Paris, 1960, está contida no Evangelho Segundo o Espiritismo, constituindo-se em bandeira a ser carregada por todos aqueles que encontraram no espiritismo a porta de entrada para o autoconhecimento e autoiluminação. Percebe-se que o primeiro mandamento “amai-vos” é cristalino, reforçando a base cristã do Espiritismo, sendo a reprodução das palavras de Jesus, segundo o apóstolo e evangelista João: “Este é o meu mandamento: Amai-vos uns aos outros, como eu vos amo“.(Jo14:12)

Por sua vez, o “instruí-vos” a que refere o Espírito de Verdade, é a busca incessante pelo que faculta a criatura humana conhecer-se, reconhecendo-se como espírito imortal que é, capaz de conquistar novos patamares, reunindo tesouros de autoiluminação.

Nesse sentido, a fala de Aulus, instrutor de André Luiz, descrita no livro Nos Domínios da Mediunidade, cap. 5:

A saturação de conhecimentos impede o uso livre da razão: satisfeitos com um cabedal de informações, descansamos tranquilos em nossa ignorância de nós mesmos“.